A Microsoft Gaming fechará o estúdio The Initiative, sediado em Santa Monica, e cancelará o reboot de Perfect Dark, anunciado em dezembro de 2020, em meio a demissões em massa, de acordo com uma reportagem do Windows Central.
O chefe do Xbox Games Studio, Matt Booty, compartilhou o seguinte e-mail internamente, confirmando que Everwild, Perfect Dark e outros "projetos não anunciados" foram cancelados:
Após a observação de Phil [Spencer], [CEO da Microsoft Gaming], gostaria de compartilhar mais sobre as mudanças nas unidades de negócios dos Studios.
Tomamos a decisão de interromper o desenvolvimento de Perfect Dark e Everwild, bem como encerrar vários projetos não anunciados em nosso portfólio. Como parte disso, estamos fechando um de nossos estúdios, o The Initiative. Essas decisões, juntamente com outras mudanças em nossas equipes, refletem um esforço mais amplo para ajustar prioridades e concentrar recursos para preparar nossas equipes para maior sucesso em um cenário de indústria em constante mudança. Não tomamos essas decisões levianamente, pois cada projeto e equipe representam anos de esforço, imaginação e comprometimento.
Nossa estratégia geral de portfólio permanece inalterada: desenvolver jogos que animam nossos jogadores, continuar a expandir nossas maiores franquias e criar novas histórias, mundos e personagens. Temos mais de 40 projetos em desenvolvimento ativo, um impulso contínuo com os títulos que serão lançados neste outono e uma forte agenda para 2026.
Para aqueles diretamente afetados, estamos trabalhando em estreita colaboração com o RH e a liderança do estúdio para fornecer suporte, incluindo rescisão contratual, assistência para transição de carreira e, sempre que possível, oportunidades para explorar funções em outras equipes.
A todos em nossos estúdios: obrigado. Sua criatividade e resiliência continuam a definir quem somos. Acredito na força de nossas equipes e na direção que estamos tomando no caminho a seguir.
Fonte: Gematsu